quinta-feira, janeiro 25, 2007

Ainda acabamos assim...

Como todos sabem, uma das questões que mais tem sido o cavalo de batalha do nosso governo é o ensino da matemática no nosso país e como os alunos poderão ter um melhor aproveitamento nessa disciplina.
Assim, e com o único objectivo de ajudar o Sr. "Inginheiro" Sócrates, publico aqui uma pequena súmula do que é e para onde irá evoluir o Ensino da matemática em Portugal.

Ensino Antigo Regime (anos 50 e 60)
Um camponês bom chefe de família, trabalhador e respeitador dos bons princípios estipulados pelo Excelentíssimo Sr. Presidente do Conselho de Ministros, vendeu uma saca de batatas por 100$00.
As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda.
Qual foi o seu lucro?

Ensino Pós 25 de Abril (a partir de 74)
Um camarada trabalhador rural vendeu uma saca de batatas à cooperativa por 100$00.
As suas despesas de produção foram iguais a 4/5 do preço de venda, ou seja, foram de 80$00 e sobraram 20$00.
Qual foi o seu lucro?

Ensino Moderno (anos 80)
Um camponês troca um conjunto B de batatas por um conjunto M de moedas.
O cardinal do conjunto M é de 100 e cada elemento de M vale 1$00.
Desenha o diagrama de Venn do conjunto M com 100 pontos que representam os elementos desse conjunto.
O conjunto C dos custos de produção tem menos 20 elementos do que o conjunto M.
Representa C como subconjunto de M e escreve a vermelho o cardinal 20 do conjunto L do lucro.

Ensino Renovado (anos 90)
Um agricultor vendeu um quilo de batatas por 100$00.
Os custos de produção elevam-se a 95$00 e o lucro é de 5$00.
Trabalho a realizar: Sublinha a palavra "batatas" e discute-a.

Ensino Pós 2ª Reforma do Ensino (A partir do boom dos SMS)
Um kampunes recebeu um çubssidio de 50 000 euros pra purduzir bue d çacos d batatas o kual vendeo por 50 euros kadaum e gastou nenhums euros dele.
Analiza o testo do isercicio, cunverte 1 euro em escudos e em ceguida dis o k penças desta maneira de henriquesser.

Ensino da próxima década
Um industrial Agrícola go to buy 10 Trucks de tubérculos de batata no site www.mail.vegeta.com.
A cotação do vegetal em bolsa sofre um "Bull" e o industrial obtém um "profit" de 100K eurodolars.
Define, através de texto formatado em HTML, o plano estratégico de enriquecimento para a produção "off-shore" desses vegetais sem recurso a subsídios online.

Ensenansa de la próxima geracion
Un agrónomo del Alentejo piensa al vender su producción de la patata del año y del dirige él Subestaçion agrícola de Elvas-Sur-Badajoz, tomar bolsos de la patata del cinquenta.
Al llegar, piden de esa provincia son las patatas, qué el agrónomo dice ser del Alentejo.
El empleado pide el certificado del origen y el agrónomo dice que él no tiene.
Entonces el empleado, dice que no puede aceptar esas patatas, porque solamente con un certificado del origen pasó para el Ministerio de la Agricultura, con las jefaturas en Madrid y ésa las patatas pueden ser vendidas.
Pregunta: Donde debe el banco el depósito del agrónomo el producto del venda, si para hacer?
Contestación: è en el BBVA, en Santander en la caja general de depósitos?

Logica

Eram 8h30 e chegava à rua "Village People" da Zona Industrial de Santarém. Para quem não conhece a rua, é uma transversal à rua principal onde se encontram dois cafés com o nome "O Bombeiro" e "O Marujo" respectivamente, e visto ser uma zona industrial onde se encontram a maioria dos operários desta cidade, só posso concluir que o nome da rua seja mesmo "Village People". Entro no "Marujo" e peço o um café, que pago prontamente para aproveitar o troco para comprar tabaco. Quando tento por as moedas, a simpática máquina "diz-me" que está bloqueada e a funcionária do dito café informa-me que é uma protecção para as crianças não poderem comprar tabaco. Ora, estas máquinas politicamente correctas, defensoras dos petizes, não fariam todo o sentido nos cafés que existem junto às escolas? ou deveremo-nos preocupar com esses operários fabris de 12 anos que querem comprar tabaco pela manhã logo depois de beberem o seu traçadinho e comer o pastel de bacalhau?

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Uma adivinha

Qual é a pessoa qual é ela, que...

é formada em jurídicas;
foi chefe de gabinete de um ex-primeiro ministro;
fez parte da administração de uma empresa pública;
é directora de um departamento numa autarquia;
and last but never, never the least como gosta de dizer o seu ex-patrão, enviou uma carta de agradecimento pelo livro "Dom Casmurro" ao seu autor, brasileiro, Machado de Assis, obra datada do século XIX e cujo autor faleceu em 1908.

Um docinho a quem adivinhar ;)

domingo, janeiro 21, 2007

Eu Robot....

Num mundo, onde todos os dias os lideres dos países mais ricos se esquecem, (ou fingem que se esquecem) dos mais elementares direitos humanos, surge mais uma pérola digna de qualquer anedotário, a ser futuramente enviado, em alguma missão que se destine a contactar com alguma raça mais avançada que a nossa.
Ora, segundo os responsáveis do projecto Horizon Scanning do governo britânico, dentro de 50 anos o nosso planeta estará repleto de robôs inteligentes, completamente integrados na vida social humana.
Com este hipotético cenário e segundo estas alminhas iluminadas do governo britânico a ficção científica poderá tornar-se realidade e teremos que lidar como uma futura revolução civil robótica.
Eu, sinceramente não estou nada a ver os robôs sindicalizados ou filiados num qualquer partido de esquerda, mas se estes senhores acham isso, quem sou eu para os desmentir.
Mas adiante, para evitarmos uma situação destas (Continuo a dizer que é segundo aqueles cérebros queimados do governo britânico), teremos que criar os (e isto é lindo) direitos dos robôs, (mais ou menos o mesmo que aquilo que nós os humanos pensamos que temos) o que vai permitir a criação de um conjunto de regras básicas com a intenção de ajudar e solidificar a interacção entre robôs de uma forma mais ética.
E depois somos nós, os escritores do blog que andamos sempre alcoolizados
Estou mesmo a ver, a criação de regras para cidadania para robôs, é proibido vazar refugo de óleo na via publica, o governo PS ganhou com uma maioria absoluta, essencialmente devido aos votos dos robôs ou então quando um robô tiver dezoito meses é obrigado a ir cumprir o serviço militar obrigatório.
Vai na volta, o Millennium, ainda vai criar um cartão de saúde só para robôs, com acesso ás melhores oficinas privadas no caso de necessitarem de uma mudança de óleo ou terem de substituir alguma peça gasta.
Bem, se pagarem segurança social, ao custo de uma pequena taxa moderadora também poderão ir à oficina do Jaquim das peças.
Mas uma dúvida persiste na minha mente, será que os cientistas, também irão criar robôs ciganos para poderem também, viver à conta do subsídio de rendimento mínimo obrigatório?
P.S. - A palavra robô tem origem na palavra Checa "robotnik", que significa servo