sábado, fevereiro 16, 2008

E os vencedores são...

Como todos os nossos telespectadores sabem, por cada invenção ou descoberta de relevância para humanidade, existem centenas que são absolutamente inúteis.
Os grandes feitos são distinguidos todos os anos com os prémios Nobel (O fulano que deu o nome a isto chamava-se Alfred Nobel e inventou a dinamite).
Mas a revista de humor científico Annals of Improbable Research (é melhor não traduzir isto para tuga), resolveu criar os Prémios IgNobel.
Os prémios são entregues a cada outono, para honrar estudos e experiências nas áreas da ciência, a medicina e tecnologia, que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar nas idiotices em que o seu dinheiro é gasto.
Foi em 1991, que ocorreu a 1ª entrega destes prémios na prestigiada universidade de Harvard, sendo a cerimónia abrilhantada pela presença de verdadeiros laureados com o prémio Nobel, que entregam o respectivo Prémio IgNobel ao vencedor, numa cerimónia que até (desde 1996) inclui uma mini-ópera, a meias entre cantores de ópera profissionais e laureados com prémios Nobel.
E os grandes vencedores de 2007 são:
Aviação: Patricia V. Agostino, Santiago A. Plano e Diego A. Golombek, por descobrirem que os hamsters recuperam do jet lag mais rapidamente, quando lhes são ministradas doses de Viagra.
Biologia: Johanna E.M.H. Van Bronswijk, por fazer um censo de todos os ácaros e outras formas de vida que vivem nas camas das pessoas.
Física: L. Mahadevan e Enrique Cerda Villablanca, pelo seu estudo teórico, de como as folhas de papel amassam.
Economia: Kuo Cheng Hsieh, por patentear um aparelho para capturar ladrões de bancos numa rede.
Linguística: Juan Manuel Toro, Josep B. Trobalon e Nuria Sebastian-Galles, por descobrir que os ratos não podem distinguir entre gravações de Japonês e Holandês quando são tocadas de trás para frente.
Literatura: Glenda Browne, pelo seu estudo sobre a palavra "the", que equivale ao "o", como artigo, em português.
Medicina: Dan Meyer e Brian Witcombe, por investigar os efeitos colaterais de engolir espadas.
Nutrição: Brian Wansink, por investigar o apetite das pessoas que comem sem motivo algum, ao alimentá-las secretamente com uma tigela de sopa auto-reabastecente.
Paz: O Wright Laboratory, da Força Aérea Norte Americana, em Dayton, Ohio, por sugerir a pesquisa e o desenvolvimento de uma "bomba gay", que poderia fazer com que os soldados das tropas inimigas se tornassem sexualmente atraídos uns pelos outros.
Química: Mayu Yamamoto por extrair fragância de baunilha de esterco de vaca.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

É assim que preparamos o futuro

A nossa nada contestada ministra da educação, vendo a falha da reforma do ensino da matemática, resolveu que se deveria adoptar uma nova medida.

Nada mais, nada menos do que, aumentar a carga horária para todos os alunos do 2º ciclo e reduzir o número de professores atribuídos a cada turma (Humm, se calhar é por isto, que o nosso governo tanto insiste na avaliação dos professores).

Vendo isto por um prisma Nostrodamiano, até me parece ser positivo, quanto mais não seja, porque vai diminuir a falta de preparação que os nossos estudantes têm, quanto se trata de enfrentar a realidade do mercado de trabalho.

É certo, que continuaremos a ter umas das mais baixas taxas de mão-de-obra qualificada da União Europeia, mas de certeza que teremos os melhores profissionais para fazer horas extraordinárias.

Já agora, se me permitem uma sugestão.

- Exma Sr.ª Ministra, poderia também preparar os miúdos do 1º ao 2º ciclo para enfrentar a forte concorrência dos novos mercados emergentes, como o da Índia e China.

Apenas teria que pôr os miúdos, a fazer bolas e roupa desportiva nos intervalos das aulas.

Campanhas

O mundo da publicidade é realmente um mundo que nunca vou perceber, principalmente o que vai na cabeça dos criativos.
Vejamos, no final do ano passado e inicio deste ano, fomos brindados, por uma fabulosa campanha publicitária da única marca de cerveja Portuguesa, onde a mensagem era:

Ou bebes Sagres ou ficas o resto do ano confinado a dar facadinhas no gato.

Mas, este mês, voltou a aparecer aquela personagem intitulada de Capitão Iglo (um velho rodeado de criancinhas e que ainda só não foi preso, porque veste uma farda arrabetada de marinheiro), que incentiva os miúdos a partir a cabeça dos pais com aquela frase irritante:

- Mãe, não te esqueças 2ª Feira é dia de douradinhos.

E é por isso que aqui no esconde-te (já pareço aquela fulana da SIC mulher a falar do QUERIDO MUDEI A CASA), fomos mais além e resolvemos criar uma imagem publicitária dedicada ao dia dos namorados, em que juntamos as ideias base dos dois spots acima descritos.



terça-feira, fevereiro 12, 2008

Regresso ao Futuro (sem o Michael J. Fox)

A pedido de muitas famílias desfeitas (quem tenha uma relação estável, entretém-se antes a fazer outras coisas), resolvemos voltar a “bomitar munhanhos de valabras “para este espaço lúdico.
A ver vamos se é desta vez que vamos conseguir terminar a já épica série dos Cascões Camafeus e Maus e quem sabe, se não iniciaremos outra.
Nada melhor do que recomeçar com uma das já famosas frases da semana.

- A escravidão não foi abolida, foi apenas transformada numa jornada diária de 8 horas ou mais.


Um bem-haja a todos e o microfone não morde.