quarta-feira, setembro 14, 2005

Carochos

Não há nada mais bonito neste mundo que a amizade.
Eu por exemplo tenho vindo a desenvolver neste ultimo ano, um grande laço de amizade com o carocho arrumador de carros junto á empresa onde trabalho.
È bonito de se ver eu acabar de estacionar o carro e aparecer-me aquele individuo com a barba de 2 semanas e de roupas sujas com a TV Guia debaixo do braço a chegar ao pé de mim e dizer o seu monocórdico “bom dia, dá-me um cigarro?”, é algo que me faz sentir bem e ver que tudo continua a seguir a normalidade.
Apesar de pelo menos 2 vezes por dia a minha resposta ser sempre “NÂO”, o que cria um diálogo, pode-se dizer que afável, mas sem aquele interesse de invadir a privacidade de ambos.
Mas nem sempre as coisas foram assim ao princípio não havia o bom dia, havia simplesmente o cravanço do tal cigarro, ao qual eu invariavelmente dou sempre uma resposta negativa.
Mas hoje em dia e devido á convivência bi -diária, esta relação evoluiu para uma amizade insistente, pois faça chuva, sol, neve, frio, calor, eu sei que aquela figura estará sempre ali para me cravar um cigarro e dar os bons dias, apesar de saber que a minha resposta será sempre negativa.
Por vezes chego mesmo a pensar se tanta insistência, não será um teste á minha capacidade de resistência em lhe dar tão almejado fumante, e que no dia em que eu ceder ele, qual predador á espera que a sua vitima dê um passo em falso não pense:”Agora que me deste o tal cigarrito, já posso passar a chular-te dinheiro.”
Sinceramente não sei se tal será verdade.
Eu até daria o tal cigarro, mas acho que aí as coisas nunca mais seriam as mesmas, a amizade passava a ser baseada num interesse, no principio em que um pede e o outro dá, o que logicamente começaria a deteriorar os laços anteriormente criados.
Confesso que também estou a guardar tal oferenda para um momento mais indicado, em que me farte de tal personagem e aí ao finalmente dar-lhe o cigarro, ele tenha um ataque cardíaco e morra de espanto por tal acção tão repentina.
Sim realmente a amizade é uma coisa muito bonita.

Sem comentários: