quarta-feira, setembro 21, 2005

Vou mas é para o Burundi

Cada vez mais me orgulho de ser português, hoje de manhã tive em casa uma equipa da Lisboagás, que tinha como principal objectivo a instalação de um novo contador de gás.
Para quem não sabe, quem fazia a gestão e cobrança do gás em Lisboa era a EDP. E como a autoridade para a concorrência decidiu que, a EDP por já deter o monopólio da electricidade em Portugal, não poderia ter qualquer intervenção na gestão do gás natural.
Mas adiante, quando chegaram os técnicos e após uma minuciosa perícia de 2m, disseram-me que eu tinha uma fuga de gás e como tal teriam que me cortar o gás.
Até aqui tudo bem, mas o mais caricato é que esses mesmos senhores começaram a arrumar as malas perante o meu ar de incredibilidade. Já se estavam a despedir de mim e a preparem-se para ir embora, quando eu decidi colocar uma pequenina questão, vá-se lá saber porquê.
- Desculpem lá incomodar a vossa ida, mas por alma de quem, é que se vão embora?
- Escusa de falar connosco nesse tom, nós já acabámos o nosso trabalho.
- Ahhhh, já acabaram, e por acaso são capazes de me dizer quem me vai solucionar o problemazito da fuga?
- Isso tem de ser outra empresa, porque nós não estamos autorizados nem temos formação para efectuar esse tipo de reparações.
"Fantástico",
pensei eu, para cortarem o gás, ah e tal tudo bem, agora para resolver tenho de contactar outros, que isto não é com eles.
Perante esta situação resolvi (não tinha outra solução) contactar empresas especializadas em reparações de tubagens de gás para pedir orçamentos.
Escolhi o mais baratucho e acreditem que ronda os € 150 (3h de mão de obra a € 30h), e perguntei quando poderiam me solucionar o problema.
Disseram que no dia a seguir já tinha a fuga reparada mas que antes de contactar a Lisboagás tinha de solicitar uma peritagem a outra empresa. (Tanto atentado que se faz por aí, só não fazem nestas empresas estatais).
Mas o pior é que depois da peritagem só lá para Quarta da semana que vem é que me restabelecem a ligação, porque aparentemente depois da peritagem, os técnicos ainda vão verificar se está tudo conforme as regras e só depois é que dão a autorização final.
Sendo assim e apesar de pagar as minhas continhas religiosamente todos os meses, de paro-me com uma situação em que a única utilidade que vejo no meio disto tudo é a de dar algum uso ao micro-ondas lá de casa. (também tenho as opções de não tomar banho, ou fazer de conta que estou numa sauna e tomar duche de água fria).
Eu deveria era ser Norte-Americano e isto acontecer-me, que certamente arranjava maneira de me queimar enquanto transportava os recipientes de água quente só para ir buscar uma indemnização choruda a estas empresas da treta.
Sinceramente só posso pensar que se esta porcaria de país não anda para a frente é porque temos um estado cujas empresas batem recordes de ineficácia, burocracia e falta de respeito pelos clientes, só porque detêm o monopólio de sectores chave, dos quais infelizmente todos nós necessitamos e ainda por cima contribuímos com o nosso dinheiro para as sustentar.
Resumo – 1 contador, 1 fuga, 1h gasta, 4 telefonemas + 2 que terei de fazer amanhã (partindo do pressuposto que está tudo bem) e contactar 6 empresas.

Se fossem mas é todos para a P…., apanhar morangos.

Sem comentários: